Artesanato

(…) Falámos atrás de uma moagem acionada por motor, que funcionou no Verdugal. O seu proprietário, Albino Pires, foi o pai de dois fabricantes de apreciadas facas de cozinha, renomadas como manifestação artesanal, Adelino Pires e Ernesto Pires.
O primeiro é alguns anos mais velho do que o compilador destas anotações; o segundo é praticamente da mesma idade, tendo sido companheiros nos bancos da escola primária. A sua iniciativa permitiu-lhes colher bons resultados pecuniários, mas também divulgou o nome da sua terra, dando-o a conhecer em dilatadas regiões do País e até do estrangeiro.
Esta família manifestou de longe raros dotes de iniciativa. Já falámos na sua moagem mecânica, uma inovação com tendência progressista.
Pelo início da década de 1930, o pai Albino Pires tomou a decisão de construir a residência fora da povoação, numa propriedade agrícola, e tal facto causou estranheza. O feito foi imitado algum tempo depois por outro morador, que edificou casa nas proximidades da primeira.
Foi esta a origem da Quinta do Albino e da Quinta do Rebelo. Antes disso havia apenas em toda a freguesia uma residência isolada, junto à estrada que liga a Guarda a Pinhel; tinha o expressivo nome de Estalagem, não se sabendo que na origem ou alguma vez tivesse tal finalidade, pois a tradição local nada informa a esse respeito.

Na edição da ADM Estrela (Sousa e Oliveira, Relembrando o Artesanato, 2001, p. 70-86)  registou-se o trabalho do Sr. Joaquim Monteiro na anexa Martianes, que se dedicava ao fabrico de toneis, as tecedeiras do Verdugal a Srª Amélia da Paixão Tomás e Florinda Tomás, que faziam mantas e passadeiras de farrapos, bem como alforges dos animais,  e o Sr José Martins Pires, cuteleiro na anexa do Verdugal.

Atualmente a freguesia de Pêra do Moço, mantêm a antiga tradição da cutelaria, com a empresa Ernesto Pires & Filhos, Lda fundada em 1948, sediada na anexa Verdugal, que se dedica ao fabrico de facas, foices e navalhas. e a empresa Adelino Pires & Filhos  outra empresa de cutelaria, também anexa de Verdugal.

A empresa Cutelaria Ernesto Pires & Filhos, Lda é uma empresa familiar, fundada em 1948, e sediada na pequena aldeia do Verdugal, dedica-se ao fabrico de facas, foices e navalhas.

Web: www.cutelariaepires.com

Telf. 271963218

ADELINO PIRES & FILHOS – FABRICO DE FERRAMENTAS MANUAIS LDA.

Verdugal 6300-160 Pêra do Moço

Telf.: 271963236

Ocorrências

Aqui pode indicar qualquer assunto que diga respeito ao património gerido pela junta, tais como, buracos na via, problemas na iluminação pública, entre outros.